Jesus e os Ladrões do Templo – 25 Jul/13

Oração

Nossa célula do dia 25/07/13 falamos sobre o famoso episódio que Jesus entra no templo e expulsa de lá os vendedores. Foi um momento muito legal que falamos de oração e intimidade.

Mateus 21

12  Jesus entrou no templo e expulsou todos os que ali estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas,

13 e lhes disse: “Está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração’; mas vocês estão fazendo dela um ‘covil de ladrões'”.

14 Os cegos e os mancos aproximaram-se dele no templo, e ele os curou.

Eu soube um tempo atrás que a Igreja Paz e Vida do Juanribe Pagliarim não faz nenhum comércio dentro da Igreja, como vender alimentos ou CDs, Camisetas e etc. Eu particularmente acho que a estratégia foi converter todo o comércio em oferta dobrada e patrocínio da Rádio, mas vamos lá.

Eu não acredito e nunca acreditei que esse era o comércio que Jesus estava derrubando. Imagine você que poucos metros na frente da Igreja que frequento tem um bar, esse bar sempre tem pelo menos uns 6 clientes fumando seu cigarrinho, bebendo sua brinquinha e jogando bilhar. Já aconteceu por diversas vezes meu filho pedir um lanche, salgado, salgadinho, (qualquer coisa para comer) e por ser um horário que a lanchonete da Igreja não estava aberta, precisei ir ao bar.

Não estou dizendo que entrar num bar para comprar um salgado seja pecado ou o fim da linha para um cristão ou criança, mas será que é mesmo o lugar onde eu gostaria de comprar algo para comer? Não pode ser ali mesmo na Igreja? Juntando verbas para a própria instituição e movimentando as pessoas por esse trabalho? E quanto a presentar um novo convertido com um CD ou camiseta com temática religiosa, precisa esperar semana que vem para ir na “rua dos crente” em São Paulo?

Eu já fui à Igreja Paz e Vida e fui convidado a ir para Israel na caravanas do Juaribe Pagliarin, se não me engano, o parcelamento dava R$8.000. Esse não é um comércio ainda mais pesado para as pessoas? Ainda mais quando se constrói a ideia de que visitar Israel é um passo para a transformação de vida que você “sonha”. Mancada mexer com isso! Jesus disse à mulher samaritana que pouco importa o Local, o que interessa é a essência, a verdade. Visitar Israel deve ser umas das melhores viajens na vida de alguém um cristão, por toda a carga cultural, histórica e espiritual vivida naquele lugar, sem dúvida, mas ainda assim vender pacotes aéreos é um comércio.

Bom, essa é a minha visão do “comércio” dentro da Igreja.

Algumas versões não dizem o que os ladrões vendiam, mas essa versão diz que vendiam pombas, e claro, outros animais. O que mais interessa nesse texto é essa razão do comércio. O animal que servia exclusivamente para a oferta à Deus pelos pecados, ou seja, a pessoa cortava um grande caminho ao ter que preparar a sua própria oferta à Deus comprando algo ali no local, rapidinho, prontinho para o abate e pronto, o perdão estava liberado.

Ao meu ver, quando Jesus disse que a casa dele seria conhecida como “Casa de Oração”, ele dizia que:

Parem de chegar a Deus com animais mortos por um perdão, a ligação verdadeira com Ele é acontece  através da Oração!

Ou seja, o que Jesus queria acabar é com essa falsa religiosidade que vivemos nos últimos bilhões de anos onde eu agilizo o meu lado com Deus e pronto, ganhei tempo, dinheiro e estou em dia com Deus. Onde esta a oração que nos leva à Deus? onde esta o nosso devocional com Deus que gera a tão sonhada intimidade com o Pai? Jesus se afastava constantemente das pessoas para orar, falar com Deus em particular, ter o seu momento com o Pai. Porque nós apenas vamos à igreja, cantamos, conversamos, compramos uma coxinha e vamos embora?

Essa foi a maior bronca de Jesus naquele momento, penso eu!

Os ladrões do templo são esses que oferecem meias ungidas, martelos ungidos, sal para descarrego, anéis de outro, emblemas e símbolo de Igrejas, visões e o caramba a 4 para que você tenha e  veja poder de Deus, milagres, salvação e com isso te afastam cada vez mais do dono da casa, a casa de oração. Mas claro, tudo isso indiretamente, disfarçadamente e diria ainda mais… Acreditando estar, em algumas vezes, no caminho certo.

A minha oração é que eu (e você) conheçamos cada vez mais o poder da oração, da oração que nos faz íntimos do Pai, que nos traz autoridade espiritual, conhecimento soberano, ligação full time com Ele.

Amém.

Phil.

Deixe um comentário

