Jesus – Parte 8 de N

Mais uma vez falamos sobre essa figura hilária dos Fariseus: Nicodemos!
Ele realmente questionou Jesus sobre nascer de novo propondo que entre no ventre da sua mãe e nasça novamente! Da pra acreditar?

Dá sim, é só você ver que ele sendo Mestre da Lei tinha muito contato com a letra que esta na bíblia, com as palavra escrita mas não com a palavra viva. Os Fariseus eram homens exemplares no conhecimento da escritura, mas uma vergonha no seu comportamento social e espiritual. Jesus mesmo, sendo Deus, os repugnava chamando carinhosamente de raça de víboras!

Legal né, você gasta horas do seu dia estudando a bíblia, da sua semana jejuando, entrega muitas ofertas aos pobres, sempre prepara sermões lindos para ensinar, olha no espelho e diz: “Você é um vencedor, mais que vencedor… você nasceu pra vencer” e então tem um encontro com Jesus e ouve dEle: “Oi, sua Raça de víbora”.

Isso não é diferente daqueles que a bíblia diz que no dia do julgamento dirão: “Mas Senhor, em teu nome não expulsamos demônios e fizemos tantas coisas incríveis? Como pode dizer que não nos conhece?” Então Jesus olhara para todos eles encarando nos olhos e repetirá: “É sério, eu não conheço vocês”.

Nicodemos reconheceu que Jesus vinha de Deus e Deus era com Ele, coisa que outros fariseus não enxergaram, ou até enxergaram mas viram nisso uma concorrência. Talvez você meu amiguinho esteja competindo com Jesus, você quer trazer palavras mais lindas, mais fortes, mais impactantes, mais transformadoras que Jesus! Boa Sorte!

Mas Jesus sabia que Nicodemos era uma sopa de letrinhas, mas sem alimento verdadeiro, dentro dele tinha o conhecimento mas não tinha o espírito novo, o Espírito de Deus agindo liberadamente e propôs que para entrar no Reino dos Céus era necessário esse novo “Nascer”!

Jesus sabia que pela cara de Nicodemos ele não entenderia o que é nascer de novo da água e do espírito.

Da água e do espírito!? Opa, já li isso em algum lugar?
Não era joão que batizava com água e Jesus batizaria com o Espírito Santo e com Fogo?
Pois é, o batismo é essencial e a segunda fase é determinante, quem não nascer do espírito não pertence ao espírito (de Deus), foi o que jesus disse nessa conversa com Nicodemos  “Quem é nascido da carne é carne … Mas quem é nascido do espírito é espírito” (Alguém lembrou da Música do Resgate agora?).

Na nossa célula eu fiz uma comparação medíocre que pode ajudar nossas cabecinhas limitadas a compreender um pouco mais o que Jesus estava dizendo e agora vou fazer outra um pouco diferente com a mesma ideia:

Você esta cozinhando:

1 – Misture a Farinha com o Leite
2 – Bata os ovos com margarina
3 – Misture o chocolate em pó com o granulado
4 – Adicione fermento na farinha aos poucos enquanto adiciona o chocolate com granulado
. . . .

Mas a sua falta de atenção atrapalha um pouco e você de cara coloca o chocolate em pó no leite e mistura a farinha com os ovos e bate a margarina com o granulado e Aff, o leite derramou na receita, não da mais pra ler, leva ao forno ou coloca pra descansar, eu posso colocar o fermento agora e zas? E aff!

O que seria melhor a fazer? Retirar os granulados da margarina?
Eu diria: “Esquece tudo e faz de novo”

Essa era a ideia de Jesus quando disse: “Nascer de novo”!
O nascimento que aconteceu no dia em que nasceu não serve como carteirinha no Reino de Deus, as nossas vidas, ao longo dos dias se tornam uma bagunça, nosso coração cheio de tudo o que o mundo tem, e nossa mente se torna uma oficina destruída pelo diabo e até tentamos ir na igreja ou aprender um pouco na célula, mas agora que já fiz tanta besteira na vida (ou no caso de Nicodemos só conhece a palavra) o que eu posso fazer? Jesus vai tirar o granulado da margarina? Ele vai consertar?

Não, ele vai destruir e fazer de novo (conhece a história do oleiro e do vaso?).
Ele propõe esse “Esquece tudo e faz de novo” nascendo novamente, que não é um ato de entrar numa piscina cheia e sair mas abrir a sua vida para uma nova vida, abraçar a vida de Deus.

Como é, vai ficar aí tentando imaginar um “nascer de novo” igual a Nicodemos ou vai levantar suas mãos e abrir o seu coração e dizer: “Jesus, eu quero a nova vida que o Senhor tem pra mim” ?

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s