Pensar, Falar e Agir

Pensar, Falar e Agir na mesma “sintonia”, esse é o exercício que devemos praticar, continuamente!

Eu assisti uma reportagem sobre Sons e Espiritualidade no Canal Brasil (eu sabia que viria alguma coisa legal daquele canal rs) algumas pessoas de diferentes culturas e religiões falavam do efeito do som nos seus cultos e dia-a-dia.

Em toda a parte da reportagem que eu assisti uma coisa me chamou muito a atenção quando uma mulher, provavelmente formada nessa área ou ao menos líder religiosa de algum grupo, disse:

“O ser humano é o único ser capaz de Pensar uma coisa, Falar outra e Agir de maneira totalmente diferente. Quando a pessoa esta cultuando a Deus com o coração em outro lugar ela quebra uma corrente, e ela não chegará ao ápice do momento.”

Quando ouvi aquilo claro que eu lembrei dos cultos que fazemos e vejo que temos ao menos 3 diferentes olhares durante uma reunião, sem levar em consideração aqueles que visitando o culto/igreja:

  1. Olhar de Controle de QualidadePertencem à esse grupo aqueles que sentem a necessidade de coordenar a adoração à Deus, sentem a necessidade de encarar os músicos e ver se estão ali adorando mesmo, só para garantir ficam andando, analisando o que falamos, o que fazemos e para onde olhamos. Quase consigo ouvir uma oração: “Deus, revela o pecado deles…Tira o opróbrio do altar”
  2. Olhar de indiferençaPertencem à esse grupo os mestres da Lei, os escribas e fariseus conhecedores da palavra, líderes de excelência. que já expulsaram muitos demônios, curaram muitos enfermos e carregam uma grande bagagem de conhecimento e experiência que   é de se orgulhar. E aqueles que já conhecem o lugar, mas como nunca desceram do muro, ficam ali esperando o culto acabar, enquanto isso lixam a unha e colocam a conversa em dia.
  3. Olhar de apaixonadoEsse é o olhar daqueles que se encantam com as mesmas coisas, as mesmas palavras, as mesmas músicas porém não deixam o amor esfriar e a paixão acabar, permanecem vivos, acesos e envolvidos, interagindo com as músicas, com as pessoas e participando de casa nota tocada ou palavra cantada.

Penso que como ministro de adoração eu preciso (leia-se quero) estar conectado em Deus em todas as vias possíveis, em todos os nossos sentidos e conduzir a adoração de maneira que consiga “canalizar” esses sentido das pessoas nas na Igreja para Jesus. Isso o que eu ouvi é uma verdade simples mas que damos pouca atenção, afinal, o importante é ter a casa cheia e não que as pessoas estejam realmente conectadas em Jesus.

Temos uma dificuldade incrível de levar Jesus/Igreja para o mundo, mas trazemos com tanta disposição o mundo para Jesus/Igreja. Quando estamos ali, sendo ministrados, adorando estamos com a nossa cabeça em casa, na nossa tarefa ou na nossa namorada, no filme que vamos ver, nas contas que temos para pagar… Conseguimos conversar e interagir dentro da Igreja/lugar com naturalidade em outro assunto e repetimos tudo o que o pastor diz, abrimos a bíblia no versículo correto, acompanhamos a leitura…

Esse é o milagre do ser humano conseguir fazer 3 coisas diferentes ao mesmo tempo. Na reportagem a entrevistada disse que o ser humano alcança o êxtase do momento quando consegue reunir todos esses “sentidos” (falar, pensar e agir) na mesma direção, com o mesmo propósito e acredito que isso sirva para nosso relacionamento com a esposa, na realização do nosso trabalho etc.

Eu me convido, afinal eu devo ser o único assim, a me desligar do mundo la fora e das pessoas aqui dentro e me concentrar no que eu realmente quero, falar o que realmente sinto e agir de maneira que Jesus me encontre como um verdadeiro adorador, ser achado por Ele e Ele atraído por mim.

Vamos nos esforçar para que todos os nossos sentidos estejam à procura do amado da nossa alma, quando conseguirmos isso alcançaremos o ápice da busca e então O encontraremos.

Obrigado pela paciência de ler até aqui.

Phil.Gandolfi

Etiquetado , ,

Deixe um comentário

