Quer identificar um amigo?


Olá pessoal.

Esse assunto é constrangedor para alguns, triste para outros e sem importância para outros, mas ninguém gosta de estar nesse lugar, no lugar de alguém que não pode contar nem com aqueles que recebem um título muito raro nesses tempos: AMIGO!

O que te faz identificar um amigo?
Eu sempre valorizei muito meus pouquíssimos amigos, e faço questão de ser totalmente honesto com meus amigos nas orientações, discussões, contradições enfim… E eu creio que isso seja de única importância, porque na amizade não estamos preocupado em falarmos as melhores palavras, mas as palavras corretas, mas nos importamos com nossos amigos independente da sua posição, opinião, situação…

Não posso falar sobre a maneira perfeita de ser amigo, mesmo porque temos muito o que aprender e mesmo que saibamos demais, ainda assim cometeremos erros, mas podemos nos focar em um detalhe que pra mim faz a diferença quando se tem um amigo – a defesa.

Eu creio que uma amizade vai além da distância, óbvio, mas o que mostra que a sua amizade supera a distância? Pra mim, e para muitos que estão lendo agora (que irão concordar) uma amizade vence a distância quando existe uma defesa mútua ente eles.

O que pagaria você ser defendido por um amigo seu, mesmo quando você não esta por perto? Como corresponder a uma amizade que é a mesma pessoa perto e longe de você? Como valorizar na altura certa uma amizade que banca os seus erros e acertos diante das pessoas, mesmo longe de você?

É isso o que eu faço pelos meus amigos, e até compro brigas por eles. Se alguém falar mau do meu amigo, em qualquer situação, vai ouvir de mim a sua defesa como se fosse ele mesmo se explicando, entende? Amizade é um sentimento muito profundo, que pouco se vê nesse mundo e por isso se torna cada vez mais valiosa. Amizade nem da para se explicar totalmente, por isso ela se sente de perto ou de longe.

Quando alguém der tapinhas nas suas costas e longe de você der punhaladas, não pense duas vezes, ore por ele, alguém esta muito longe da palavra amigo! Acontece com você? Será? às vezes levamos tempo para descobrir, levamos meses, anos para ver que o seu amigo esta sujo de sangue, do seu sangue, e que você na boca do seu amigo é razão de fofocas, risadas e standup.

Porém, escute só, se você conhece alguém que enfia a espada sem dó naquele que ele chama de “amigão”, cuidado, você não só pode ser, como ja deve estar sendo vítima. Será que essa pessoa te defende como amigo/irmão ou ataca pedra na cruz pra ajudar a derrubar? Ele segura o peso com você ou sobe em cima pra ver se termina de te esmagar?

Se você só é elogiado, aceito e compreendido quando faz parte de um grupo, nesse grupo não existe amizade. Se quando você faz algo que ninguém do seu grupo gosta e é apedrejado por isso, não existe amizade. Se você não pode descordar da opinião ou tem medo de ser aceito pelos seus amigos por alguma decisão sua, não existe amizade. A amizade vai além das escolhas do seu amigo, muito além.

Ficou fácil identificar os falsos amigos agora?
Espero que sim.

Ainda bem que não acontece comigo, uffa!

Phil Gandolfi.

Etiquetado

2 pensamentos sobre “Quer identificar um amigo?

  1. Leonardo disse:

    Grande Phil! Glória a Deus que te inspira! Aliás, que inspiração, viu!? Sempre acreditei que o título amigo é algo dado a poucos, bem poucos mesmo, que o mereçam. E às vezes me pego pensando se não estou sendo injusto com alguém que é muito “gente boa”, mas que meu coração ainda não reconhece como amigo. A verdade, você foi muito preciso nisto, é que é mais fácil identificar o falsos amigos que os verdadeiros. Estes últimos costumam se revelar em tempos, anos. Mas quando os descobrimos, é pra toda uma vida, vale a pena a espera. Grande abraço!

  2. Phil.Gandolfi disse:

    É isso mesmo Léo, identificar os falsos é facinho, mas devemos orar por todos eles. Muitos ainda com caráter corrompido e instabilidade total, e o pior, não é fora da igreja não rs. O que traz mais incoerência, mas espero que todos nós aproveitemos que estamos no lugar certo e cresçamos em caráter e maturidade para um bom relacionamento com o próximo.

    Abração, obrigado pela resposta.

Deixe um comentário

