Casa Favorita. Aconchego e descanso.

Casa Favorita.
O que você pensa quando le “Casa favorita”? O que é pra você? Qual é a sua casa favorita?

Ando vendo tantas coisas absurdas ultimamente que me sinto confuso ao escrever sobre um assunto, além do que é difícil reservar tempo nos tempos atuais que vivemos. Essa semana acordei de madrugada com o lucas procurando alguém que fosse cobri-lo, ajudá-lo (geralmente ele perde travesseiro e todo apetrecho de criança) e acabei perdendo o sono totalmente. Fui verificar um download que tinha deixado ativo e me veio uma cobrança (Não é do tipo “VOCÊ DEVE”, mas daquele tipo “VOCÊ PODERIA”) e pensei em orar pelo assunto que esta ocupando minha mente nos útimos dias… E Fiz!

Eu estou tentando dedicar meu tempo o máximo possível para tentar em todos os sentidos entender esse Ser Casa Favorita de Deus e extrair disso para mim tudo o que me leva a ter mais maturidade, a ser mais íntegro. Por favar em integridade…

íntegro (latim integer, -gra, -grum, Não tocado, Intacto, Inteiro)
adj.
1. Inteiro; Completo.
2. Que tem comportamento exemplar. = Honrado, Reto!

Sabe quem foi o único homem íntegro na face da terra e por toda a história da humanidade? Sim, Jesus Cristo. E ele foi tudo isso sem utilizar de seus “privilégios” como Deu, ao contrário, ele serviu de exemplo para toda a criação, que se queremos ser íntegros em nossas vidas, é possível. Não posso usar a palavra Ser Perfeito, pois a bíblia categoriza a humanidade inteira como pecadora, de herança ou não, enfim … Mas posso usar a palavra Íntegro e Reto.

Se olhamos para o significado de Íntegro, podemos separar em no mínimo 2 modelos de vida para nós.

Inteiro: O que falta em você? Como ter integridade? O que fazer para ser inteiro? Bem, não tenho autoridade nem conhecimento para deixar essas respostas, mas reafirmo: Jesus foi inteiro, não deixou nada pela metade, não fez nada de maneira incompleta, não deixou planos para tras, não tirou a mão do arado, ele foi até o fim em tudo o que se dedicou a fazer. O que poderíamos ter como comparação é:

Quantas vezes iniciou a leitura da biblia?
Quantas vezes iniciou algum projeto na sua igreja?
Quantas vezes iniciou um Ministério, Células, compromissos que não termina?
Quantas vezes programou Jejum, Orações e sempre esquece e passa batido?
Quantas vezes poderia ter se mostrado como cristão e se ocultou?

Será que o seu coração é inteiramente para Deus?
Será que quando diz Jesus eu te amo, diz com inteireza de coração?
Quando diz, Eis-me aqui esta se intregando inteiramente?

Temos tantas oportunidades em nossa vida, espiritualmente ou não de sermos inteiro e fazermos as coisas por completo, com dedicação e não fazemos. Eu mesmo sou alguém que precisa recapitular tudo que deixei pela metade, e sempre existe. Eu acho que pra Deus a dedicação e o desejo e ser algo é, em suma, mais importante do que os resultado que em muitas vezes sabemos que não alcançaremos.

(Depois de 3 dias de ter começado esse texto, vou tentar terminar).

Eu ando deixando de fazer algumas coisas que vejo que esta sendo feita sem inteireza, isso não é razão pra você nunca querer fazer algo pra Deus, seja um propósito de Jejum, Oração, Reunião, enfim… É que a gente ta acostumado a fazer as coisas do jeito que da, do jeito que quiser, não é culpa sua, mas a inteireza nunca foi uma das necessidades da igreja com seus membros – É só chegar e fazer – e vejo que as igrejas pós-modernas estão cada vez menos preocupadas com quem realiza o culto, não no sentido de “Somente pessoas perfeitas podem pregar ou cantar” mas no sentido “Quer fazer? faça bem feito, faça com amor, faça com inteireza de coração“.

Enfim, e sobre Comportamento Exemplar?
Esse comportamento é uma característica de ser Íntegro, e aí, é fácil?

Na verdade, talvez você seja daqueles cristãos que pouco se preocupa com sua vida fora da Igreja, apenas vive e faz o que gosta, da maneira que gosta e é levado por “leves ventos que sopram” pra la e pra cá. Se ser cristão significa “pequenos Cristos” porque vivemos como Philippes, Elianes, Rodrigos, Edsons, Douglas, Claudios, Flávias, Edirleis, Meires … etc ? (Qualquer semelhança com a vida real é mera coincidência, rs)

Você não acha que precisa ser exemplo?
Você não acha que esta realmente sendo visto/analisado por alguém? Leia Hebreus… “Somos rodeados por uma nuvem de testemunhas”. Se você acha que seu comportamento não precisa ser exemplar e que Jesus é o único referencial para a humanidade, deixe de ser cristão e passe a ser marketeiro de Deus. E ainda que “venda” apenas a imagem de Jesus como referencial, deixando pra Ele toda a Responda de Alcançar, Cuidar, Ensinar …

Lembra de Isaias? “… Quem ha de ir por nós ? …”
Falando para quem ja reconheceu Deus como Salvador, Deus procura aqueles que se dispões a ter uma vida do jeitinho que Ele planejou (Não, você não perde o livre arbítrio) Mas Deus espera encontrar pessoas que se comprometam com ser cristão, ser pequenos cristos, ser a manifestação de Deus na Terra – “Toda a criação aguarda ansiosa para a manifestação dos filhos do Deus” (Rm 8:19).

Eu sou o que mais estou aprendendo com tudo isso, e tentando me tornar com todas as características que puder a Casa Favorita. Eu estou cansado de ver Deus relacionado com Necessidades, eu mesmo ajo assim, e os projetos futuros são reformas e consertos, afinal sou feito de barro, mas ainda posso ser a casa favorita.

Agradecimentos à nossa querida Líder de Ministério, Flávia, que trouxe esse tema, que fez na nossa manhã de domingo incrível.

Phil.

Etiquetado

5 pensamentos sobre “Casa Favorita. Aconchego e descanso.

  1. Aline disse:

    UAU!!rs…Tenho pensando nisso nos ultimos dias,e esse texto só veio me deixar mais intrigada sobre o que eu tenho feito e o que eu ainda posso e devo fazer…
    Obrigada por esse texto Phill sempre admirei o seu grande potencial em escrever!

  2. Daniele. disse:

    Ser Casa favorita = entregar o melhor!!!

    Não tem nada melhor que ter Ele esta sempre ao nosso lado, com aquela mão estendida ou aquele ouvido atento.
    Nada compra a alegria de ser o lugar onde Ele gosta de estar!!
    (não tem como não amar esse Deus lindão, né. rs)

    Phi, escrevendo bem sempre!

    Ps. Flavinha, te amamos.

    “Estou em obras.Essa morada um dia será perfeição!”

  3. Leonardo disse:

    Bom… Uma reflexão de tirar o fôlego. Porque é tão profunda.

    Ficou com a última frase do cometário acima, da Daniele: “Estou em obras”.
    E concluo que as minhas… bem, poderiam estar mais adiantadas. Quem sabe poderia ter bases mais sólidas. Paredes mais firmes. E senti que preciso muito, mesmo, conversar mais com o meu Engenheiro…

    Abração Phil

  4. Phil.Gandolfi disse:

    E ae pessoal do blog!
    Obrigado pelas visitas e comentários.

    Leo, a frase da dani morando é um trecho da música, muito verdadeira e reflexiva, poderíamos falar por horas sobre reforma em nossa casa. Esquecemos que somos moldados e construídos aos poucos e precisamos aceitar e entender algumas coisas que passamos para o nosso bem… né?

    Fiquem com Deus e não faltem hein rs.
    Phil.

  5. Phil.Gandolfi disse:

    Ah, sim é impossível não amar esse Deus rs.

    E aline, espero que encontre cada vez mais a direção do que tem feito e do que ainda pode fazer.

    Nós somos um potêncial calado, uma casa de portas fechadas.
    Vamos escancarar as portas e deixar fluir mais de Deus em nós…

    Abração gente.
    Phil.

Deixe um comentário

